01/11/2024
Reproduzimos, a seguir, informação extraída do site da Funarte.
Um capítulo importante da história da música popular brasileira está de volta, em novo formato. O Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes – Funarte lançaram o Circuito Pixinguinha, em evento realizado nesta quinta-feira, 31 de outubro, em Brasília. O lançamento contou com apresentação da cantora Alaíde Costa e performance da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), sob regência do maestro convidado Joaquim França.
Alaíde Costa – foto: Samuka Kim / edição CCOM Funarte
“Desde que nasceu, em 1977, o Circuito Pixinguinha é um marco do reconhecimento e da valorização da nossa cultura. Além de carregar um dos artistas mais representativos da nossa história em seu nome, a iniciativa é marca importante da atuação da Funarte na difusão da música brasileira. É simbólico que, nesta edição de retomada, Alaíde Costa, uma mestra da nossa arte, seja a artista homenageada”, afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Em novo formato, o projeto retorna com circuitos de difusão da música brasileira, após 16 anos desde a sua última realização, em 2008. Ao todo, são 44 projetos que percorrerão todas as regiões do país, criando conexões e ressaltando a força da música brasileira. Entre os projetos, estão variados gêneros, estilos e linguagens musicais. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, cada iniciativa contribuirá para a valorização das cenas e talentos locais. O Circuito Pixinguinha festeja a diversidade musical do Brasil e reconhece cada projeto como importante elo da rede das artes.
“O Circuito Pixinguinha está de volta, e reconhecer a importância dessa iniciativa, que marcou o imaginário de todo um país, é de um valor imenso para nós e para uma instituição como a Funarte, prestes a completar 50 anos de memória das artes brasileiras”, ressalta Maria Marighella, presidenta da Funarte.
O Circuito Pixinguinha, dedicado à música brasileira, faz parte do Funarte Rede das Artes, programa de difusão nacional composto por cinco editais: Carequinha, de Circo; Klauss Vianna, de Dança; Marcantonio Vilaça, de Artes Visuais; e Myriam Muniz, de Teatro, além do Pixinguinha.
Alaíde Costa e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Em plena atividade, aos 88 anos, a cantora Alaíde Costa selecionou o repertório da sua apresentação, acompanhada da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em um encontro do cancioneiro brasileiro com a música erudita. Alaíde Costa participou da primeira edição do Projeto Pixinguinha, em 1977, ao lado de Copinha e Turíbio Santos.
Esta é a primeira vez que a artista se apresenta com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, fundada em março de 1979 pelo maestro Claudio Santoro. Prestes a completar 45 anos de existência, a orquestra já realizou milhares de concertos, temporadas de ópera e ballet, acompanhou artistas nacionais e internacionais, participou de gravações, turnês nacionais e internacionais. Atualmente, é dirigida pelo maestro Claudio Cohen.