Imagem
Cinema
Cinema: “Ainda Estou Aqui” e “Arca de Noé” são destaques das estreias de novembro

08/11/2024

Reproduzimos, a seguir, matéria da editoria de Cultura do portal TVT News.

Filmes brasileiros estreiam nas telonas este mês, veja os mais aguardados 

“Arca de Noé” é inspirado nas músicas de Vinicius de Moraes. (Imagem: Divulgação)

Após ampla campanha em festivais e uma possibilidade de representar o Brasil no Oscar, o longa-metragem Ainda Estou Aqui finalmente chegou aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (7/11). Além da aplaudida obra de Walter Salles, Arca de NoéRazões Africanas e O Clube das Mulheres de Negócios são mais alguns filmes que estreiam este mês nas telonas.

Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui” entrou no circuito dos cinemas nesta quinta-feira (7/11).

Primeiro longa-metragem de Walter Salles (Central do Brasil e Diários de Motocicleta) em 12 anos é baseado no livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva e conta a história da mãe do escritor, Eunice, que se torna ativista política depois de enfrentar a morte do marido, Rubens Paiva, vítima da ditadura militar brasileira. O filme conta com as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretando Eunice em fases diferentes da vida, e o ator Selton Mello como Rubens Paiva. 

Vale lembrar que a obra foi escolhida pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema para disputar uma das dez indicações de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. 

Arca de Noé

Nesta produção brasileira e indiana, a Arca de Noé é baseado na coletânea de poemas de mesmo nome escritos por Vinicius de Moraes. Posteriormente, os poemas viraram músicas clássicas que entraram em dois discos infantis de Vinicius. 

Na narrativa, Vini é um ratinho poeta muito carismático, mas ao mesmo tempo bastante envergonhado. Seu melhor amigo, Tom, também um roedor talentoso, toca violão como ninguém. Quando a grande inundação é anunciada, os dois precisam entrar na Arca de Noé sem que sejam percebidos, já que apenas um macho e uma fêmea de cada espécie são permitidos. Com muita alegria, música e cantoria, Vini e Tom embarcam nessa aventura arriscada, mas bem acompanhados. Ao longo da jornada, eles encontram outros animais que também buscam abrigo e formam novas amizades, enfrentando desafios juntos.

O filme tem direção de Sérgio Machado e Alois Di Leo, com dublagem de Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Alice Braga, Lázaro Ramos e outros artistas.

Nos cinemas a partir desta quinta-feira (7/11). 

(Sinopse por AdoroCinema)

Razões Africanas

O documentário é um retrato intimista e musicalmente profundo que traça o resgate da identidade de três gêneros musicais que são legados do continente africano: o blues, do Mississipi, a rumba, de Havana, e o jongo, do Rio de Janeiro. A partir da diáspora africana, o documentário investiga o berço comum e as particularidades geográficas e instrumentais desses três ritmos musicais consolidados mundialmente. O diretor Jefferson Mello percorreu seis países (Angola, Congo, Mali, Brasil, EUA e Cuba) para desbravar a ancestralidade no blues, na rumba e no jongo pelo olhar e pela história de três personagens principais.

Nos cinemas a partir de 21 de novembro.

(Sinopse pela 47º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo)

O Clube das Mulheres de Negócios

Exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o filme dirigido e roteirizado por Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta? e Durval Discos) é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos. Um dia, Jongo, um fotógrafo renomado, chega de manhã, ao lado do jovem e inexperiente jornalista Candinho, em um clube de campo decadente da alta sociedade de São Paulo, comandado por duas amigas. Jongo já sabe o que esperar daquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a Justiça, enquanto Candinho viverá um dia de revelações escandalosas que o farão repensar sua identidade e estreitarão seus laços de amizade com o colega mais experiente.

Nos cinemas a partir de 28 de novembro.

Imprimir
WhatsApp
Copy link