05/12/2023
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoveu nesta segunda-feira (4/12) o lançamento do livro A Nova Ordem — Luiz Gushiken, da jornalista Fernanda Otero, editado pela Fundação Perseu Abramo. A Anapar é uma das entidades parceiras na publicação, que homenageia o ex-sindicalista, deputado federal e ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, falecido em 2013, aos 63 anos. Além disso, Gushiken teve papel fundamental na articulação dos participantes de fundos de pensão no fim dos anos de 1990, que culminou com a criação da Anapar. Nossa sala de reuniões no escritório de Brasília leva o nome de Luiz Gushiken.
O presidente da Anapar Marcel Barros, é um dos autores que compõem o livro com depoimentos. Para ele, Gushiken foi um companheiro “generoso, sempre disposto a trocar conhecimento de forma simples, fazendo com que todos se sentissem importantes e valorizados”.
O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou a participação de Luiz Gushiken na Assembleia Nacional Constituinte. Eleito pelo estado de São Paulo, o homenageado era um dos oito integrantes da bancada do PT — ao lado do próprio Paim e do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Tivemos a alegria e o prazer de beber da fonte da inteligência de Luiz Gushiken. Ele foi fundamental na Constituinte para manter o grupo todo unido e ampliado além dos parlamentares só do PT. Viva longa às ideias de Luiz Gushiken”, disse Paim.
Para a autora do livro, jornalista Fernanda Otero, o ex-parlamentar “fez história por onde passou”. “Era um articulador sempre pronto ao diálogo. Uma de suas grandes qualidades era a capacidade de interagir com os divergentes. Ele pregava que a gente não podia pensar pequeno. Não poderíamos chegar longe se a gente pensasse pequeno”, afirmou. É esse pensamento que norteia a atuação da Anapar em termos de representação dos interesses dos participantes e assistidos de fundos de pensão e de planos de saúde de autogestão.
O lançamento contou com um depoimento gravado de Ricardo Berzoini, ex-deputado federal e ministro do Trabalho; das Comunicações; da Previdência Social; e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. “Luiz Gushiken faleceu há dez anos, mas suas ideias e lembranças continuam entre nós. Um grande companheiro que construiu o PT e a vitória do presidente Lula em 2002. Ele teve um papel fundamental nas reflexões da esquerda brasileira. Homenageá-lo significa reconhecer que a sua trajetória marcou de maneira profunda, criativa e diferenciada a história da construção da representação sindical e partidária dos trabalhadores no Brasil”, disse. O lançamento contou ainda com a presença do presidente do PT no Distrito Federal, Jacy Afonso. O livro A Nova Ordem — Luiz Gushiken reúne depoimentos de 67 pessoas que conviveram com o ex-sindicalista, deputado federal e ministro. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff.
Além dos textos, a obra conta com uma coletânea de imagens selecionadas por Esdras Martins, fotógrafo que registrou manifestações de trabalhadores em São Paulo. A publicação está disponível no site da Fundação Perseu Abramo.
Com informações da Agência Senado e da CUT