12/03/2025
As informações abaixo foram geradas pelo portal Metrópoles.
Nutricionistas dão dicas de como incluir a receita na dieta e como combiná-la com outros alimentos
Para quem busca uma opção diferente do pão tradicional, o pão de tapioca pode ser uma escolha interessante, especialmente por seu potencial de saciedade. Diferentemente do pão francês, que geralmente precisa ser combinado com proteínas para sustentar por mais tempo, o pão de tapioca leva ingredientes como ovo e queijo em sua receita, o que ajuda a prolongar a sensação de satisfação.
“Ele sacia um pouco mais que o pão francês devido aos seus ingredientes”, explica o nutricionista César Martins. Além disso, essa versão é uma alternativa sem glúten, indicada para celíacos e pessoas com intolerância à substância.
No entanto, segundo a nutricionista Patrícia Amato, a troca do pão comum pelo de tapioca não é uma necessidade para quem deseja emagrecer.
Para incluí-lo na dieta de forma equilibrada, o ideal é consumir com moderação e combiná-lo com alimentos nutritivos. “A tapioca é rica em carboidrato e não tem fibras, então, precisa ser consumida com equilíbrio. Para torná-lo mais nutritivo, a dica é adicionar à massa linhaça triturada ou semente de chia”, orienta Patrícia.
No café da manhã, pode ser acompanhado de uma limonada, como sugere César Martins, ajudando a evitar um excesso de calorias.
Com preparo simples e ingredientes acessíveis, o pão de tapioca pode ser uma alternativa gostosa e prática para variar o cardápio.
Confira a receita:
Ingredientes:
Modo de preparo: