Imagem
Alimentos, Espinafre, Saúde
Cinco benefícios do espinafre que fazem dele um superalimento

18/10/2024

Reproduzimos, a seguir, reportagem extraída do portal da National Geographic Brasil.

O espinafre é uma hortaliça de folhas verdes mais escuras e que pode ser consumido tanto cru como cozido e até mesmo em sucos, de forma detox. Coração, olhos, fígado e até ossos estão entre as partes do corpo humano impactadas pelo consumo do espinafre. Conheça todos os benefícios dele para o organismo.

Versátil, possível de ser comido cru ou cozido, e fácil de combinar com outros alimentos: este é o espinafre, uma hortaliça bastante popular e cheio de nutrientes – como vitaminas K, A, C, ácido fólicoferro e cálcio, como informa um artigo de National Geographic Brasil sobre o tema. 

“O espinafre é uma planta de folhas verdes escuras que pertence à família das amarantáceas. É conhecido tanto por seu sabor característico quanto por suas propriedades nutricionais”, explica Andrea Ferrara, médica nutricionista clínica e funcional, e pós-graduada em Nutrição Clínica em Gastroenterologia e Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mas por que consumir esta comida ao invés de outras hortaliças? A seguir, veja 5 benefícios do espinafre que fazem dele um superalimento para a mesa do dia a dia. 

(Vale a pena ler também: Será que você consome cafeína em excesso? Conheça os riscos)

Por que comer espinafre faz bem para o organismo? 

A nutricionista Andrea Ferrara lista uma série de benefícios do espinafre, atuando em diversas áreas do corpo. Entre eles estão:

  1. O espinafre é rico em vitaminas e minerais: segundo a médica, é uma hortaliça que tem principalmente ferro em sua composição, mas também traz antioxidantes como flavonóides e carotenóides. “Seu alto teor de ferro o torna uma boa escolha para pessoas com deficiência desse mineral, para vegetarianos e para mulheres grávidas”, diz a especialista.
     
  2. Versátil, o espinafre deve ser consumido cozido: a nutricionista explica que “por rico em oxalatos (compostos químicos naturais encontrados em alguns vegetais folhosos, certas frutasnozes, sementes e grãos), o espinafre é melhor absorvido se ingerido cozido ou após o branqueamento (ação que leva o vegetal à água fervente e logo após à água fria)”, diz. 
     
  3. O espinafre ajuda a proteger as células do corpo da ação dos radicais livres: isso se deve à presença de vitaminas e minerais. “É uma excelente fonte de vitaminas, especialmente a A (na forma de betacaroteno), vitamina Cvitamina K e ácido fólico (vitamina B9)”, explica a expert. Além de conter também minerais como o já mencionado ferrocálciopotássio, magnésio e manganês
     
  4. Coração, olhos e ossos são impactados pelos nutrientes do espinafre: de acordo com a médica, esse vegetal está relacionado à melhoria da saúde ocular, à redução do risco de doenças cardíacas e à promoção da saúde óssea. Ele também tem poucas calorias e é bastante fibras
     
  5. O espinafre auxilia no bom funcionamento hepático: a médica garante que o alimento é benéfico para o fígado, se consumido de maneira rotineira, mesmo que “não necessariamente na forma de suco”, diz.

(Você pode se interessar por: Produtos químicos escondidos em sua cozinha: veja quais são e o fazer para reduzi-los)

Afinal, suco detox com espinafre é bom ou não para a saúde?

De acordo com a nutricionista, consumir o espinafre de forma líquida, ou seja, como um suco, é a melhor escolha para o organismo. Para isso, a hortaliça e o suco precisam ser frescos: “Dessa maneira, conseguimos maior qualidade na absorção dos nutrientes, principalmente do ferro. Mas lembre-se que, para garantir a redução de 30 a 87% do oxalato presente no espinafre, é interessante que ele seja adicionado ao suco detox após o cozimento ou branqueamento”, reforça a médica. 

versatilidade do espinafre garante sua presença em diversas receitas consideradas de desinflamação do corpo. “É rico em antioxidantes e outros nutrientes envolvidos na detoxificação hepática”, enfatiza Andrea Ferrara. 

Mas ela ressalta que o espinafre não é a única hortaliça com esse “talento”: é possível acrescentar também em sucos detox outros vegetais como cenoura, beterraba, pepino, brócolis e até mesmo o chuchu, defende a médica. 

Imprimir
WhatsApp
Copy link