AABNB aciona PREVIC e ANAPAR com objetivo de resolver
problemas críticos no Regulamento do Plano BD da CAPEF
Conforme divulgado anteriormente, na edição de janeiro do Jornal da AABNB, e no próprio site da Associação, a CAPEF anunciou que o reajuste do benefício dos Participantes do Plano BD em 2022 será de 5,97%. Esse percentual equivale a 58,71% do INPC (índice que mede a inflação) acumulado no ano anterior, que chegou à casa dos 10,16%, segundo o próprio IBGE.
Inconformada com um reajuste que sequer chega a 60% do INPC, a Diretoria da AABNB já se manifestou a respeito do assunto, deixando claro que, no seu entendimento, a reposição da inflação, ou seja, o percentual cheio do INPC, é o mínimo aceitável à correção dos benefícios dos Participantes da CAPEF, como forma de minimizar a perda do poder aquisitivo e o impacto do processo inflacionário, claramente percebido no cotidiano do brasileiro.
Além de deixar claro, publicamente, o seu descontentamento, a Diretoria da AABNB já encaminhou providências com o objetivo de solucionar pontos críticos existentes no Regulamento do Plano BD da CAPEF e, consequentemente, para buscar alternativas à questão do reajuste do benefício dos Participantes.
Nesta quarta-feira, 02 de fevereiro, seguiram correspondências da Direção da AABNB, contemplando esse tema, com dados técnicos, para a PREVIC e também para a ANAPAR. A PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, órgão regulador das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Já a ANAPAR – Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e de Planos de Saúde de Auto Gestão, defende os direitos dos Participantes de Fundos de Pensão e de Planos de Saúde de Auto Gestão. A AABNB mantém permanente contato com a ANAPAR, com o objetivo de defender os interesses dos seus associados, mas salienta (leia nota, aqui no site) a importância dos próprios Participantes se filiarem àquela Entidade, uma vez que, conforme a legislação vigente, a ANAPAR só pode defender e falar em nome dos seus associados.
Leia a íntegra da carta-técnica encaminhada pela AABNB às duas entidades. Cada carta tem 4 páginas; e você muda a página no rodapé da folha.
[pdf-embedder url=”http://aabnb.wordpress.test/wp-content/uploads/2022/02/PRESI-2022-005-PREVIC-PDF.pdf” title=”PRESI 2022 005 PREVIC PDF”]
[pdf-embedder url=”http://aabnb.wordpress.test/wp-content/uploads/2022/02/PRESI-2022-006-ANAPAR-PDF.pdf” title=”PRESI 2022 006 ANAPAR PDF”]