- AABNB - https://aabnb.com.br -

Produção industrial acumula 2,8% de crescimento em 12 meses

Reproduzimos, a seguir, reportagem gerada pela TVT News.

Na comparação com janeiro de 2024, houve um crescimento de 1,4%, marcando o oitavo resultado positivo consecutivo das indústrias.

Três das quatro grandes categorias econômicas tiveram crescimento, assim como 18 dos 25 ramos industriais pesquisados registraram taxas positivas. Foto: Arquivo/EBC

Em janeiro de 2025, a produção industrial nacional apresentou variação nula (0,0%) em relação a dezembro de 2024, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) hoje (11). Este resultado interrompe uma sequência de três meses consecutivos de quedas, período em que o setor acumulou uma retração de 1,2%.

Na comparação com janeiro de 2024, houve um crescimento de 1,4%, marcando o oitavo resultado positivo consecutivo nesse tipo de comparação. No acumulado dos últimos 12 meses, a indústria registrou alta de 2,9%, embora tenha havido uma desaceleração no ritmo de crescimento em relação aos meses anteriores.

Por setor industrial

A estabilidade observada na passagem de dezembro de 2024 para janeiro de 2025 reflete um comportamento heterogêneo entre os setores industriais. Três das quatro grandes categorias econômicas e 18 dos 25 ramos industriais pesquisados registraram taxas positivas. Entre as atividades com maior influência positiva destacam-se:

Por outro lado, seis atividades registraram redução na produção, com destaque para:

Categorias econômicas

Entre as grandes categorias econômicas, os resultados de janeiro de 2025 foram os seguintes:

Média móvel trimestral

O índice de média móvel trimestral para o total da indústria mostrou variação negativa de 0,3% no trimestre encerrado em janeiro de 2025, frente ao nível do mês anterior, após também registrar perda em dezembro de 2024 (-0,2%).

Os dados refletem um cenário de estabilidade na produção industrial brasileira em janeiro de 2025, com setores apresentando desempenhos divergentes e uma leve desaceleração no ritmo de crescimento anual.