Reproduzimos, a seguir, informações extraídas do portal da Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar.
A Previc representou o Brasil nas reuniões conjuntas da IOPS (Organização Internacional dos Supervisores de Previdência) e do Grupo de Trabalho sobre seguros e previdência da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), realizadas entre os dias 8 e 11 de setembro, em Paris, na França. A Previc integra o comitê executivo da IOPS. As reuniões fazem parte do calendário permanente de debates sobre aprimoramento regulatório e de supervisão global.
Entre os temas abordados estiveram aspectos de governança e monitoramento. Também foi debatido sobre as mudanças demográficas e seus impactos em populações cada vez mais longevas, a importância da educação previdenciária, além da análise sobre contribuições voluntárias e a suficiência da poupança para a aposentadoria. As discussões evidenciaram que a Previc está alinhada às tendências de supervisão global.

Também ganharam destaque os impactos das mudanças climáticas nos investimentos e na governança das entidades, além das estratégias relacionadas à cibersegurança para a proteção de dados e sistemas adotados pelas EFPC e pelos órgãos reguladores e supervisores.
“A cada reunião internacional, a Previc participa de discussões que podem contribuir para o fortalecimento da previdência complementar no Brasil. As ideias compartilhadas em Paris não ficam apenas no debate. São analisadas e adaptadas à realidade brasileira, com potencial de se transformar em avanços regulatórios e de supervisão”, afirma Leandro da Guarda, Procurador-Chefe junto à Previc e representante da autarquia no evento.
Além do Brasil, estavam presentes representantes dos mais de 80 países membros da IOPS, como Albânia, Estados Unidos, Japão, França, Itália, Nigéria, África do Sul, Reino Unido, Hong Kong, Chile, Namíbia, Singapura, Austrália, China, Egito e Zimbábue.
(Com informações da Previc)
Clique aqui para saber mais.