- AABNB - https://aabnb.com.br -

Humanidade na encruzilhada: ‘Os sistemas vivos estão sendo comprometidos’, alerta ONU

Ser humano acelera a extinção de animais de forma entre 1.000 e 10.000 vezes mais veloz do que a natural. O comprometimento da vida na terra pode levar à extinção do causador: o homem

O método de produção capitalista mostra cada vez mais claros sinais de fracasso em relação às questões ambientais. Ao agir como se não fosse parte da natureza, o ser humano coloca em xeque, também, sua própria existência. É o que aponta mais novo relatório da Organização das Nações Unidas (Panorama da Biodiversidade Global, GBO-5). O GBO-5 da ONU alerta para uma extinção em massa provocada pela sociedade como é organizada.”Os sistemas vivos da Terra como um todo estão sendo comprometidos. E quanto mais a humanidade explora a natureza de maneiras insustentáveis e prejudica suas contribuições para as pessoas, mais prejudicamos nosso próprio bem-estar, segurança e prosperidade”, disse a diretora-executiva da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CBD), Elizabeth Maruma Mrema.

O resultado do GBO-5 da ONU, publicado na última semana, aponta para que, mesmo com discursos bonitos de empresas que afirmam que trabalham para “zerar o carbono”, o mundo está, de fato, piorando. De 20 metas estabelecidas em 2010, em 13 delas a humanidade está mais distante do que nunca de alcançar.

Devastação de formas de vida

A velocidade com que o ser humano extingue espécies de animais se aproxima de um cenário apocalíptico. Algo semelhante a algumas das grandes extinções já estudadas na história terrestre. De acordo com a ONG internacional WWF, o ser humano acelera a extinção de animais de forma entre 1.000 e 10.000 vezes mais veloz do que a natural.

“As decisões e o nível de ação que tomamos agora terão profundas consequências – para o bem ou para o mal – para todas as espécies, incluindo a nossa”, afirma Mrena. E a realidade mostra que as decisões estão mais apontadas para o mal. O Brasil é um exemplo abaixo das piores expectativas. Incêndios em níveis acima de 188% da média em locais como Pantanal e Amazônia, e o descaso absoluto do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Diante do cenário de calamidade, o GBO-5 da ONU propõe um novo acordo, com meta para 2050, entre as nações para frear a extinção em massa de formas de vida na Terra. “O GBO-5 destaca que a ação pela biodiversidade é essencial para lidar com as mudanças climáticas, segurança alimentar e saúde em longo prazo. O momento de agir em todas essas questões é agora: a comunidade global deve aproveitar a oportunidade para se reconstruir melhor da pandemia da COVID-19 a fim de reduzir o risco de futuras pandemias”, relata, em nota, a ONU.

            Números do GBO-5 da ONU

Esta reportagem foi extraída do portal Rede Brasil Atual, conforme pode ser conferido no link abaixo.

https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2020/09/gbo-5-onu-sistemas-vivos-sendo-comprometidos-alerta-onu/