História

A Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Banco do Nordeste (AABNB) foi fundada no dia 17 de maio de 1983, com o objetivo de reunir e congregar seus associados.

Para isso, sempre contou com um espaço apropriado onde os aposentados e pensionistas têm o direito de se encontrar, discutir, trocar ideias, obter informações e se socializar com os demais colegas.

Através dessa iniciativa, capitaneada, na sua fundação, pelo aposentado Otacílio Braga Barbosa, nasceu a AABNB que, desde então, passou a trabalhar em prol do bem estar de todos os seus associados.

Durante anos, a Associação funcionou em espaço cedido pelo BNB. Passou por períodos turbulentos que a levaram, inclusive, a modificar seu Estatuto, dada a necessidade de impetrar ações em defesa dos associados, atingidos que foram pela administração temerária no Banco do Nordeste (1995/2003), a então conhecida “Era Byron”.

Em 2005, foi criada uma verba para ajudar nas despesas funerárias, decorrentes do falecimento do(s) associado(a), a ser paga ao cônjuge ou outra pessoas indicada, conforme normas a respeito.

Nessa mesma época, também foram criada as Representações da AABNB nos Estados que visam desenvolver o mesmo trabalho, e atenção, junto aos associados que a AABNB Fortaleza realiza. Atualmente, existem 37 Representações AABNB.

Vivendo novos tempos, em 2008, a Associação adquiriu a Sede própria, compreendendo setes salas no Edifício Alvorada, Centro de Fortaleza/CE.

Na pretensão e desejo de conseguir mais associados, a AABNB promoveu outra reforma estatutária, dessa feita para criar a categoria de Sócio Provisório, onde abriga funcionários aposentados pelo INSS mas que ainda laboram no Banco do Nordeste.

A AABNB detém participação ativa nas decisões oriundas da CAPEF e CAMED, com análise das consequências que alcançam os assistidos do Banco do Nordeste.

Em sua sede, a Associação reserva uma sala de encontro dos associados para o convívio entre si onde é possível realizar a leitura de jornais, e tomar um chá ou um cafezinho, rodeado de ex-colegas de profissão.

A Associação possui um Serviço de Comunicação cuja função principal é manter o corpo social informado dos assuntos que a ele possa interessar, bem como divulgar as atividades desenvolvidas. Além disso, marca a presença da AABNB nas redes sociais, (através do site, facebook e outras mídias) permitindo assim uma maior integração entre os sócios.

Para facilitar, inclusive, o acesso dos aposentados ao universo virtual, a Associação oferece gratuitamente um Curso de Informática, realizado na Sede, onde lá é reservada uma sala com computador conectado à Internet para o uso dos associados.

Outra ação que busca a integração dos Associados e a melhoria da qualidade de vida é o Programa de Incentivo à Pratica Desportista, que vigora desde o ano de 2014, e já beneficiou inúmeros desportistas com o patrocínio de Corridas de Rua.

Mantendo e revivendo os momentos de relação de amizade, a Associação promove, trimestralmente, a festa dos aniversariantes e coroa o ano com a Tradicional Confraternização Natalina.