Hoje é o Dia Nacional do Taquígrafo

A taquigrafia, uma técnica profissional de escrita rápida, baseada nos fonemas, os sons das palavras, que utiliza-se de códigos e símbolos capazes de registrar um texto, praticamente, na velocidade em que ele é falado, simultaneamente. Em razão disso, a técnica é de suma importância para o registro de discursos e palestras. Hebreus e gregos disputam a primazia na invenção da taquigrafia, mas a palavra deriva mesmo do grego: Tachys, significa rápido; e Graphein, significa escrever.

A verdade é que trata-se de uma técnica milenar, em plena atividade, que resiste às transformações tecnológicas e se faz presente nas casas legislativas da União, dos Estados e Municípios brasileiros. Também utilizada em órgãos dos Poderes Executivos e Judiciário, os taquígrafos são igualmente requisitados pela iniciativa privada, para o registro de palestras, seminários e congressos.

No Brasil, o Dia Nacional do Taquígrafo foi escolhido pela própria categoria, em assembleia realizada em 1951, no 1º Congresso Brasileiro de Taquigrafia.  A data foi estabelecida porque foi exatamente no dia 3 de maio de 1823 que foi instituída a taquigrafia parlamentar no país, por iniciativa de José Bonifácio de Andrada e Silva, para registro da primeira Assembleia Nacional Constituinte. (Fonte: Portal São Francisco)