Açafrão-da-terra

O açafrão-da-terra, também conhecido por cúrcuma ou açafrão da Índia, que vem da mesma família do gengibre – é tão parecido que é chamado também de gengibre amarelo – e é o principal ingrediente do famoso curry indiano.

A lista de propriedades medicinais é tão grande que vale muito a pena ter este tempero amarelo brilhante entre os temperos da sua cozinha. Uma pitada de açafrão no arroz, no feijão e em qualquer prato com molho dá um colorido e um sabor a mais.

Potente antiinflamatório, o açafrão-da-terra também tem ação analgésica, antibacteriana, antioxidante, antialérgica e antiespasmódica – por isso é usado como alimento medicinal para todas idades, tanto para tratar dores crônicas quanto resfriados seja em crianças, adultos ou idosos.

Aliás, é exatamente sua propriedade antiinflamatória e antioxidante que torna a cúrcuma eficiente também na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer, pois ajuda na remoção da placas que se formam no cérebro, características da doença.

Outro destaque são as propriedades digestivas e ativadoras das funções hepáticas deste tempero. Não a toa é considerado um poderoso remédio na medicina Ayurvédica, onde pode ser usado para equilibrar os 3 doshas (Vata, Pitta e Kapha). Na Nutrição Ayurvédica, age como antídoto natural: equilibra o efeito excessivamente picante da pimenta durante a digestão, aquece os pratos mais frios e deixa mais leves os pratos pesados.

Usos Terapêuticos do Açafrão-da-Índia

Problemas da vesícula biliar, hepatite, indigestã0, infecções, falta de apetite, sarna.

Doença de Alzheimer, artrite, asma, pé de atleta, furúnculos, joanetes, bursite, cancro (especialmente do cólon e da mama), cataratas, cólicas, dermatite, diarreia, eczema, fibrose, cálculos biliares, gases, endurecimento das artérias, doença cardíaca, colesterol elevado, triglicéridos elevados, inflamação, dores intestinais, síndrome do intestino irritável, icterícia, falta de menstruação, problemas nas glândulas linfáticas, dores menstruais, enjoo matinal, dores, psoríase, entorses, úlceras, feridas, candidíases.

Usos tradicionais: Hematomas, parto, inflamação dos olhos, epilepsia, febre, hemorragias, hemorróidas, comichão, tinha (micose).

Propriedades Medicinais do Açafrão-da-Índia

A curcumina, e os curcuminóides presentes no açafrão-das-índias são os anti-inflamatórios por excelência para o alívio da artrite, os quais ajudam também a vesícula biliar e o fígado a promover a defesa contra o cancro.

 

(Fontes: http://www.fotosantesedepois.com; http://www.vix.com)