Alimentação Saudável

alimentação saudável

O Ministério da Saúde enumera 10 dicas sobre uma alimentação saudável em idosos, fique atento e siga-as sempre que possível:

  • Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!
  • Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como mandioca, macaxeira e aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  • Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e é bom para a saúde.
  • Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
  • Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  • Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

(Fonte: Ministério da Saúde)